O percurso da marca, que nasceu no Estoril em 2005 e se mudou para Lisboa sete anos depois, foi consolidado em valores basilares como a autenticidade, a intemporalidade e, claro, a qualidade. Olhando para trás, Fernanda e Pedro Mendonça garantem que a essência do projeto se mantém, com a visibilidade de grandes marcas, o desenho de projetos à medida e a abertura de portas à cidade para mostrar que uma casa serve para ser vivida, quer a divisão seja uma cozinha, um quarto ou um exterior. E ñáo isto irá mudar no futuro, passem mais 15 anos ou 30 anos.

17 DE SETEMBRO DE 2021

Hoje, como há 15 anos, Fernanda e Pedro Mendonça têm como principal objetivo acrescentar valor à vida das pessoas. Com isso em mente, quiseram criar um showroom de design de interiores dedicado a criar espaços que assim o fizessem. “A ideia original da Desenhabitado é criar bem-estar intangível, fazer com que os espaços sejam de encontro e com uma autenticidade perdurável”, explicam os fundadores à SPEND IN. “É um processo de autoeducação pela sintonia do espaço com a sua vivência, levando a pessoa a identificar-se consigo mesma.” Fernanda Mendonça é arquiteta de interiores, com especialização em cozinhas. Na Desenhabitado é responsável pela parte criativa e de desenvolvimento de projetos e lidera a equipa interna de arquitetos e designers. Já Pedro Mendonça, é engenheiro industrial e tem a seu cargo as relações com o exterior e new business. A equipa funciona agora com mais sete colaboradores, mas não foi sempre assim. Em 2005, abriria então no Estoril o primeiro espaço da dupla a solo, já focado maioritariamente nos equipamentos de cozinha e com marcas que se dedicavam, dentro da área de interiores, ao mobiliário e à iluminação. “A nossa existência trouxe ao mercado português o acesso a marcas de qualquer parte do mundo, e um apoio esclarecido”, acrescentam. Sete anos depois, a morada mudaria para Lisboa, com a inauguração do showroom que, depois de algumas alterações, é aquilo que os clientes encontram quando passam as portas. Localizado nas Amoreiras, em Lisboa, o atual espaço conta com 400 metros quadrados e divide-se em dois pisos, sendo simultaneamente um espaço de exposição, um atelier de projetos e um lugar de experimentação. “Quisemos compreender e adotar marcas para proporcionar, desde Lisboa, uma escolha acompanhada a quem procura resposta a um apelo interior, muitas vezes incansável, de praticar a originalidade única em nós”, justificam Fernanda e Pedro Mendonça. Na exposição, destacam-se marcas como bulthaup, que ocupa grande parte do showroom e oferece cozinhas para serem vividas, ou a Rimadesio, que apresenta uma visão sustentável e inovadora da arrumação do quarto. “Nestes 15 anos orgulha-nos a confiança das marcas, de que as boas práticas e o respeito são praticáveis com viabilidade. É a prova de que num mercado global, um individuo não é um número, que um objeto ou um conceito não são uma mercadoria ou uma simples ideia”, constatam os fundadores. “Também nos orgulha a constatação do belo em substituição do giro, engraçado ou espetacular, a adoção do autêntico versátil intemporal”. Mas, nestes 15 anos, a Desenhabitado cresceu para ser o sítio onde vem quem, para além de bons produtos, quer ver desenhado um projeto à medida, autêntico, de qualidade e intemporal. A marca fornece serviços de desenvolvimento e implementação de projeto, tanto a clientes privados como a gabinetes de arquitetos e decoradores, entre outros. “Não fazemos as escolhas, mas proporcionamos a escolha certa e a sua realização”, definem, sublinhando que, para isto, “basta marcar uma reunião ou vir beber um café ou um bom vinho connosco.” E com um espaço de 400 metros quadrados e modelos de cozinhas e espaços totalmente funcionais, a Desenhabitado estreou-se, numa altura em que pouco ou nada se falava em workshops ou live cooking, na dinamização destes espaços para mostrar não só os produtos, mas também como a sua aplicação no dia-a-dia é tão central. Um dos últimos eventos, em 2020, foi uma exposição de arte em parceria com a galeria 111, sendo que na inauguração estava presente um chef a cozinhar ao vivo. “Ao longo destes rápidos 15 anos tivemos eventos com a experiência de culturas de diferentes partes do mundo, do Oriente às Américas, que continuaremos a cultivar ampliar, a par de uma cultura universal”, aponta a dupla.