la ricarda

No passado Outubro voltamos pelo quarto ano a La Ricarda. O que em 2015 foi uma experiência de iniciação e em 2016 um reencontro, já nesta ocasião se tornou uma espécie de peregrinação. A generosa hospitalidade da família Gomis-Bertrand permitiu mais uma vez que a magia desta casa extraordinária, paradigma da arquitetura moderna que respeita o seu entorno, o delta do rio Llobregat, voltasse a ser palco de encontros entre distribuidores e clientes da comunidade de bulthaup Iberia.

O edifício transparente, aberto a um ambiente de pinheiros-mansos e lagoas habitadas por galeirões e garças, embalado pelo som da brisa que sacode as copas das árvores e pelo suave rebentar das ondas de um mar próximo, é um local onde apetece ficar. Como em um jardim zen, pode experimentar o passar das horas e as mudanças graduais de luz e sombra no caminho para o crepúsculo.

Apesar dos anos cinzentos do pós-guerra, La Ricarda respondeu ao espírito de um mundo jovem e cheio de esperança. Uma casa que, concretizando aquela tão querida ideia da arquitetura moderna de criar espaços que melhorem a vida das pessoas, foi concebida para ser habitada pelas vozes das crianças e pela música dos seus proprietários. Uma casa em que cada detalhe foi pensado e executado com rigor e cuidado, num exercício de racionalidade assente no princípio de que a beleza resulta da função.

Convite à Contemplação

É um dia de outono que, apesar dos maus presságios do tempo, está quente e ensolarado. Mais uma vez, o arquitecto Arturo Frediani e Marita Gomis, filha dos primeiros proprietários, ilustram-nos sob duas perspetivas diferentes, técnica e experiencial, as divisões por onde passamos: a sala de estar, a sala de jantar, a ala infantil, o pavilhão, apenas ligada ao resto da casa por uma galeria de comunicação recentemente restaurada. Cada recanto guarda uma surpresa, uma perspectiva inusitada, um convite à contemplação.

Desfrutar em Comunidade

Para culminar este encontro num ambiente tão memorável, uma vez terminada a visita, os convidados encontram-se no jardim onde mais uma vez o chef Jordi Vilà nos preparou uma emocionante experiência gastronómica. Os convidados relaxam, lancham e passeiam pelo jardim onde o sol bate; chapéus aparecem. É tempo de reencontros, de conversas descontraídas, de exclamações de aprovação aos sabores que o Jordi nos descobre.
Os sabores de Jordi Vilà

Atrás dos convidados, uma longa mesa se desdobra, com sua toalha clara e suas cadeiras dobráveis.. Os vinhos convidam à cumplicidade e à conversa informal à espera da comida. E mais uma vez Jordi Vilà não desilude.
Tapetes de Relva

À mesa, os brindes sucedem-se e os comensais mostram com gargalhadas que o encontro está a ser um sucesso total. Sem perceber, a tarde se foi. O sol começa a se pôr atrás dos pinheiros e a atmosfera crepuscular nos convida à meditação. É chegada a hora das últimas fotos, dos parabéns entusiasmados ao chef e das despedidas. Mais uma vez La Ricarda com sua magia conseguiu o milagre de nos fazer esquecer nossas preocupações para compartilhar um presente absoluto feito de beleza e alegria.

Até ao próximo evento!